Compra de Precatórios

DEVO VENDER MEU PRECATÓRIO ?

DEVO VENDER MEU PRECATÓRIO ?

As pessoas geralmente nos perguntam se devem vender seus Precatórios ou devem esperar que as autoridades paguem suas dívidas. Normalmente, as empresas de investimento compram esses títulos com taxas de desconto, o que cria um dilema na mentalidade das pessoas.
Para ajudá-lo a resolver o seu dilema, você deve entender o conceito de dinheiro no tempo. O dinheiro hoje é sempre melhor que o dinheiro amanhã.

Ainda mais tratando-se de Precatórios Judiciais que são pagos pelos governantes o que causa grande incerteza quanto ao pagamento futuro, que está diretamente ligado a “boa” ou “má” vontade política do governante que está temporariamente a frente da gestão do ente devedor. Lamentavelmente, a assertiva acima não deveria existir, todavia, na prática, isto é o que se depura dos últimos acontecimentos ocorridos nos últimos anos. 

Agora, aplique essa teoria sobre os Precatórios. Quando você espera que as autoridades paguem suas dívidas, primeiro você está incerto pelo momento de receber seu pagamento. Em segundo lugar, você não tem certeza se você vai receber ou não no futuro próximo.

Na prática uma operação envolvendo a venda de um Precatório, tem-se a aplicação do deságio, considerando-se, especialmente, o fato do ente devedor possuir um bom histórico (ou não) do pagamento destas dívidas nos últimos anos.

Significa dizer que caso você seja credor de um ente devedor que durante muitos anos, ou até mesmo por décadas é inadimplente com tais pagamentos, por razões óbvias, seu crédito sofrerá um deságio mais significativo, ou seja, valerá menos no mercado secundário.

Assim, ao analisar uma proposta de aquisição de seu crédito, tenha em mente que, quanto maior a possibilidade de seu crédito ser liquidado dentro do prazo estimado (pela legislação vigente), maiores são as suas chances de receber melhores propostas. Entretanto, o mesmo não ocorre no caso de Precatórios expedidos em desfavor de entes que rotineiramente não liquidam seus passivos no tempo legal.

Alguns motivos que colaboram pela opção de venda:

1º - Quando você tem dinheiro na mão, você pode investir e fazer render mais dinheiro do que aguardava no precatório;

2º - Se você tiver uma dívida com juros elevados a quitação da mesma hoje além de gerar desconto desobriga você ao pagamento de juros (na maioria das vezes altíssimos);

3º - Risco temporal pois a grande maioria das pessoas que possuem precatórios tem idade avançada e é melhor você gozar dos benefícios que o dinheiro pode lhe trazer hoje do que aguardar um recebimento incerto no futuro. 

Esperamos de alguma forma ter ajudado você a refletir sobre a venda de precatórios pois a mesma é uma opção pessoal de cada credor.

Agradecemos a sua leitura e nos colocamos a disposição para qualquer dúvida.

Atenciosamente Equipe CCM Gestão de Investimentos

Deixe aqui seu comentário!

Selecionamos alguns artigos semelhante para você!

Quer receber conteúdo e novidades do nosso blog?

Cadastre-se e receba em primeira mão os nossos artigos, dicas e muito mais!

Campo de Busca

BLOG CCM INVEST

DicasDicas

NegóciosNegócios

SIGA A CCM INVEST NO FACEBOOK

COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS