Compra de Precatórios

VENDA DE PRECATÓRIOS

VENDA DE PRECATÓRIOS


VENDA DE PRECATÓRIOS


Faremos um texto para que você credor possa entender um pouco melhor e tirar as dúvidas sobre a venda de precatórios, tentaremos neste artigo abordar o passo a passo e algumas dúvidas técnicas.

A ESCOLHA DA EMPRESA PARA A VENDA DO PRECATÓRIO


Como qualquer serviço você precisa checar a Empresa com que pretende fazer o negócio, o mercado possui algumas empresas constituídas a muito tempo e com experiência comprovada pela a realização de diversas cessões porém com a abertura deste mercado diversas empresas se constituíram. Buscar uma empresa com boas referências é o primeiro passo para uma negociação bem sucedida.
Outro ponto muito importante a ser checado é se a empresa que com você está negociando ou pretende negociar é realmente uma compradora de precatórios ou uma empresa que intermedia precatórios, o que são coisas bem distintas, a empresa que compra  o precatórios como a CCM GESTÃO DE INVESTIMENTOS entre outras, tem total autonomia sobre os processos (analise, minutas, marcação da cessão e pagamentos) porém as que intermediam acabam perdendo esta autonomia uma vez que dependem de terceiros para qualquer ação que venham a tomar.
Após analisar estes pontos o precatorista precisa localizar uma empresa que tenha interesse em seu precatório.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VENDER SEU PRECATÓRIO


Primeiramente para você credor começar a venda de seu precatório você precisa saber dados básicos sobre o processo como: sua Origem (Federal, Estadual ou Municipal), a numeração do seu processo e dados do titular do precatório, isto é de suma importância pois cada empresa trabalha com uma gama de precatórios diferentes e informando os dados básicos você já vai saber se o precatório interessa ou não a determinada empresa.
Nós da CCM GESTÃO DE INVESTIMENTOS temos por hábito checar isso antes de qualquer coisa, uma vez que prezamos por uma atendimento com velocidade e não temos a mínima intenção de deixar nossos clientes aguardando respostas por dias ou até mesmo semanas.

O PERCENTUAL DE OFERTA


Nesta fase o credor saberá o percentual que a empresa paga sobre o referido precatório e saberá o valor total que irá receber.
Aqui entram alguns detalhes importantes pois a oferta será feita em cima do valor indicado pela empresa, é importante que a mesma demonstre a você como chegou ao valor  caso tenha dúvidas recorra ao seu advogado para que lhe envie o valor do seu Precatório.
Outro ponto importante neste momento é saber o percentual de honorários devidos a seu advogado uma vez que os mesmos podem se apresentar em 2 formatos na sua ação
1- Honorários contidos no principal: quer dizer que os honorários do seu advogado estão juntos com a quantia que você tem a receber em seu precatório então se o mesmo não estiver fazendo a venda junto com você a empresa compradora, certifique-se que os mesmos foram descontados da oferta e que na hora da escritura de cessão a reserva está sendo efetuada.
2- Honorários separados do principal: quer dizer que os honorários do seu advogado se encontram separados da quantia que você tem a receber ou seja foi expedido um precatório para você e um precatório de honorários contratados para o seu advogado neste caso você poderá vender 100% do seu precatório sem problema algum.
Uma vez pactuada a oferta entre as partes e sua forma de pagamento o processo passará por uma análise da empresa compradora.


Importante ressaltar que os percentuais variam de acordo com a origem dos precatórios e a sua liquidez e não são fixos para todos os tipos de precatórios.

A ANÁLISE DO PROCESSO


Todas as empresas sérias que compram precatórios precisam analisar o crédito que irá ser cedido para garantir a sua higidez.
A análise por algumas vezes depende de alguns detalhes pois os autos podem se encontrar indisponíveis por alguma razão como: carga para o advogado, arquivamento da ação, segredo de justiça dentre outros o que pode tornar a análise um pouco mais demorada.
Em contrapartida com o processo de modernização que passam os tribunais, principalmente os Federais muitos processos já se encontram digitalizados facilitando em muito a análise processual das empresas compradoras.

A CESSÃO DE PRECATÓRIO / CESSÃO DE CRÉDITO


Uma vez finalizada a parte negocial bem como a análise do crédito é passada para a parte final do processo onde é feita a cessão do crédito.
A cessão pode ser feita em 2 formatos: Particular ou Pública porém em ambas não se pode  dispensar os itens básicos, para que a mesma seja regular, como: o reconhecimentos das firmas de compradores e vendedores nos instrumentos de cessão e outros documentos que fizerem parte da mesma.
Nos documentos de cessão devem estar contidos todos os pormenores combinados entre o comprador e vendedor para que não paire dúvidas sobre detalhes pertinentes a cessão como: valor de pagamento, forma de pagamento, honorários, responsabilidades do cedente e do cessionário.
Aqui abrimos duas observações que julgamos pertinentes:
1- Se possível examine a cessão anteriormente peça para que a empresa lhe envie uma cópia das minutas para que você possa ler, caso não tenha endereço eletrônico (e-mail) peça para algum familiar que tenha ou mesmo vá até empresa e pegue as cópias antes da data da cessão assim você poderá tirar as dúvidas antecipadamente a cessão.
2- Os pagamentos devem ser preferencialmente feitos a vista no momento da cessão pois o instrumento de cessão transfere os direitos do Precatório em sua Integralidade.
Em cessões de precatório com muitos pormenores que fogem a alçada do credor sugerimos que o mesmo busque um advogado para ampará-lo junto a cessão.
A CCM GESTÃO DE INVESTIMENTOS preza por realização de cessões a vista para que se tenha findada no momento da mesma as obrigações de ambas as partes.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


-Escolha uma empresa séria e consolidada no mercado
-Tire dúvidas questione e pergunte para entender ponto a ponto a negociação.
-Leia com atenção as minutas e documentos pertinentes a cessão.
-Caso tenha dificuldade com alguma questão converse com seus familiares ou mesmo com o seu advogado .


Tentamos falar aqui de maneira reduzida dos principais temas que cercam a cessão em próximas oportunidades traremos temas pertinentes como a formação de oferta de compra, legislações dentre outras.
Esperemos que tenham gostado e que as informações sejam úteis.
Ficamos a disposição para questionamentos pelo nosso e-mail: [email protected] ou por nosso telefone (21) 3090 0822.

Equipe CCM GESTÃO DE INVESTIMENTOS

Deixe aqui seu comentário!

Selecionamos alguns artigos semelhante para você!

Quer receber conteúdo e novidades do nosso blog?

Cadastre-se e receba em primeira mão os nossos artigos, dicas e muito mais!

Campo de Busca

BLOG CCM INVEST

DicasDicas

NegóciosNegócios

SIGA A CCM INVEST NO FACEBOOK

COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS